quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ano Novo e outros desejos!

Gosto da ideia de se festejar o ano novo. Gosto de tudo o que sirva de mote para as pessoas celebrarem juntas! Mas a passagem de ano será muito mais do que uma festa qualquer. Tem uma dimensão simbólica (mais ou menos mágica) que a associa à possibilidade de recomeço. Afinal de contas: “ano novo, vida nova!”

12 badaladas, 12 passas, 12 desejos!
Pedir desejos é bom! Resgata a esperança. Ajuda a configurá-la. Mas não chega para conquistar o futuro! Os desejos precisam de ser acarinhados, polidos com paciência até, com uma pontinha de sorte, se transformarem em projetos viáveis.
Sim, desejar é bom! Na verdade, os desejos nunca são irrealizáveis! Ganhar o euromilhões ou comprar uma ilha no Pacífico não serão bem desejos, parece-me. Desejos megalómanos não serão bem desejos, parece-me. Servirão, quando muito como refúgio mágico para quem, tolhido pelo medo, se recusa a projetar o futuro. No fundo, não será tão diferente assim (ainda que por linhas travessas) de quando se poupa nos desejos (e nos rasgos de vida) para se poupar nas desilusões. 
Tenho para mim que o desejo será, assim, uma espécie de ligação, pela esperança, entre o imaginário e as possibilidades que a realidade oferece. Numa espécie de 2 em 1, será o caminho mais efetivo para agarrar o futuro, servindo, ao mesmo tempo como vacina que ajuda a metabolizar a desilusão. Uma dor condensada num falhanço (a partir do qual é possível tirar ilações e crescer com a experiência) será - tenho para mim - mais facilmente metabolizável do que a dor difusa, mas omnipresente, de quem, invariavelmente, não vai a jogo (evitando desejar ou precipitando-se numa catadupa de desejos megalómanos). 

Um Ano Novo cheio de desejos feitos projeto!

7 comentários:

  1. Muitos desejos e muita esperança! Para 2017 e para a vida toda :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, minha cara Manuela Cunha! Um 2017 e uma vida cheia de desejos para ti, também.

    ResponderEliminar
  3. Os desejos são, muitas vezes, sonhos! Não sendo irrealizáveis, são por vezes impossíveis!... Os meus, claro!
    Que haja mais textos bons, saúde e boa disposição em 2017.

    ResponderEliminar
  4. Talvez um ano depois as coisas tenham mudado "um pouco" certo?

    ResponderEliminar
  5. Há sempre a esperança de um mundo melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, Luísa Reis! Seja bem-vinda a este espaço.

      Eliminar