domingo, 7 de maio de 2017

Anda uma mãe a criar um filho para isto!

 As mães têm um dedo que adivinha e super-poderes de meter inveja a qualquer super-herói. É assim quando se é pequenino. Acho que é um bocadinho assim vida fora. Mesmo quando, com a necessidade de se marcar posição, se vocifera, entre dentes, que elas não entendem nada sobre nada.
  As mães são chatas, às vezes. É assim quando se é pequenino e obrigam a comer a sopa ou quando, na praia, fazem cumprir, até ao último segundo, as três longas e penosas horas de digestão. Acho que é um bocadinho assim vida fora, quando não se cansam de aconselhar mais uma camisola para o frio ou cuidado na viagem.
 As mães têm um colo do tamanho do mundo. Só delas. Versátil e aconchegado. É assim quando se é pequenino. Acho que é um bocadinho assim vida fora. Tanto mais quanto mais encoraja a perseguição entusiasmada de caminhos autónomos (amorosos, profissionais, etc.). Tanto mais quando nunca deixa de ser uma espécie de porto seguro, quando o mundo parece ficar de pernas para o ar.
  As mães (quase) nunca deixam de “meter o dedo no nariz” quando é preciso. É assim quando se é pequenino e se faz da birra de supermercado uma espécie de: “seguras-me mesmo quando eu faço todo este show off de meter todo o corredor dos brinquedos a olhar para nós?” em código Morse. Acho que é um bocadinho assim vida fora, se mais do que o mundo forem os filhos a insistirem em andar, mais do que a conta, de pernas para o ar. Afinal, “não anda uma mãe a criar um filho para isto”!

4 comentários: